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Alimentação

28.02.14

Aproveite o carnaval sem colocar a sua saúde em risco

Aproveite o carnaval sem colocar a sua saúde em risco

Para isso, basta evitar os excessos.

Assim, você curte os quatros dias de festa e ainda passa o restante da semana

muito bem, obrigada!

Que essa é uma das comemorações mais animadas do ano, ninguém duvida. O grande
problema é que algumas pessoas, na intenção de aproveitar a folia, acabam
exagerando na dose. E, nos dias que vêm logo depois da festa, acabam se
arrependendo. Para evitar que isso aconteça com você, e para guardar apenas
boas lembranças desse momentos, alguns cuidados básicos são essenciais. É
facinho de seguir e vai fazer toda a diferença na quarta-feira de cinzas. Pode
acreditar!

Beba água o tempo todo

Na folia, a gente acaba perdendo muita água, sem nem perceber. Então, é
essencial repor esse estoque, antes, durante e depois da festa. Para não
esquecer de se hidratar, vale carregar uma garrafinha a tiracolo. “Encha com água
de coco, sucos naturais, chá gelado ou isotônicos”, indica a nutricionista Rita
de Cássia Leite Novais.

Fuja do álcool

Elas agravam a desidratação que já acontece naturalmente, por conta da perda de água
associada ao aumento do suor. E se for mesmo inevitável tomar um aperitivo,
pelo menos faça uma boa refeição antes. E tome água entre um copo de bebida e
outro. Segundo a nutricionista Sandra da Silva Maria, do Hospital CECMI, essas
são estratégias infalíveis para evitar o mal-estar durante a festa e até no dia
seguinte.

Fique atento aos sinais de desidratação

Sede exagerada, olhos fundos, cansaço e aumento da frequência cardíaca são sintomas de desidratação e precisam ser
levados a sério, para evitar quadros mais graves, com desmaio, diarreia e vômito.
“Ao sentir que está desidratada, a pessoa precisa imediatamente se retirar e
repousar, reforçar a alimentação com muito líquido e, se o problema persistir, ainda
procurar ajuda médica”, pondera a nutricionista Rita.

Faça escolhas inteligentes à mesa

Não importa se você vai passar o Carnaval em
casa ou se vai viajar, a atenção com a comida, nessa época do ano, tem que ser
redobrada. A nutróloga Sylvana Braga explica que optar por pratos saudáveis e
leves, feitos na hora, é a melhor forma de evitar complicações. “A regra geral
é evitar carne de porco, embutidos, maionese e frituras. E, por outro lado,
abusar dos sucos, das saladas e dos sorvetes de frutas” diz.

Proteja-se das DST

Outro cuidado importante, no Carnaval, é reforçar a proteção contra doenças sexualmente
transmissíveis. Para isso, basta usar o preservativo em todas as relações.

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